
Meu nome e André, proprietário da loja Pantanal Pesca Esportiva e também organizo grupos de pesca para diversos lugares.
Abaixo vou contar uma das minhas experiências na expedição para o Suriname e como surgiu o gosto pela pesca em minha vida.
Costumo dizer que a pesca em minha vida, surgiu eu acho que no útero da minha mãe, meu sonho sempre foi pescar uma grande piraíba. Isso aconteceu no rio Corentyne no Suriname no ano de 2017, na pousada Piraíba Lodge.
Depois de varias tentativas frustradas de fisgar o peixe, finalmente consegui fisgar o monstro que possuía 2,10m de comprimento e cerca de 120 a 140 quilos, como quem já teve essa experiência, fisgar piraíba não e uma tarefa fácil. Pois ela possui uma camada de lixas inferiores e superiores em sua enorme boca dificultando sua fisgada, o material deve ser extra pesado com varas de libragem alta de 80 a 200Lbs e anzóis com tamanhos 10/0 a 12/0 e linha multifilamento de 80 a 100lbs, com a Leader de pelo menos 6 metros de fluorcarbono 0,90mm.
É um peixe que possui uma musculatura muito forte pois nada muito, e não é para menos, pois é o peixe de água doce que faz a piracema mais longa chegando a percorrer até 3.000Km para desovar.
Quem já fisgou esse peixe sabe bem da briga intensa que esse enorme peixe proporciona, tirando em sua primeira arrancada pelo menos 100 metros de linha dependendo do seu tamanho pois chega a grandes proporções, sendo um dos maiores peixes de couro de água doce do mundo.
No Brasil possui três espécies de grande tamanho Brachyplathystoma Filamentosum que e a maior, pode pesar mais de 200Kg em segundo a Brachyplathystoma Capapretum, que pode atingir perto dos 100Kg e a menor conhecida como Dourada Brachyplatistoma Flavicans que não ultrapassa os 50Kg.
Em nosso país esta cada vez mais difícil de encontrar exemplares acima de 60Kg, pois seu crescimento e muito lento depois que ela atinge cerca de 10Kg, podendo levar até 60 anos para chegar a 100Kg. Por ser um peixe que migra muito os grandes exemplares acabam sendo capturados nos espinheis dos ribeirinhos, por isso que os grandes exemplares estão cada vez mais raros.
Agora vou contar um pouco da minha experiência no Suriname e da captura do meu troféu.
O rio Coryntine é um rio remoto onde não tem pressão de pesca e não possui índios e ribeirinhos. Por esse motivo que existem esses monstros por lá.
Nós estávamos navegando pelo rio onde eu vi uma grande piraíba nadando pela superfície, foi nesse momento que tivemos a sorte grande de encontra-las.
Apoitamos o barco arremessamos as iscas e não demorou muito já bateu um monstro na minha linha, fisguei briguei um pouco e o peixe escapou, tornei a arremessar não demorou muito, mais uma corrida alucinante e o bicho escapou novamente, cortou a linha nas pedras.
Sem perder a esperança consertei o material, coloquei uma nova Leader e anzóis, pois pescavamos piraíbas com dois anzóis para aumentar as chances de captura, e lá fui eu novamente arremessar não demorou muito e o monstro bateu novamente, fisguei com toda força que tinha e ai começou a briga intensa , logo de cara foram se 100Mts de linha soltamos o barco e fomos atrás do gigante, pois do contrário acabaria a linha da minha carretilha.
Estava um sol escaldante e lá eu estava brigando com o gigante, o bicho não tomava conhecimento e tomava linha sem parar até que conseguimos colocar o barco em cima do peixe, você só ganha a briga com a piraíba quando ela fica em baixo do barco, pois do contrario pode passar a linha por uma pedra e lá se vai a linha e o peixe.
Após ficar embaixo do barco foram uns 30 minutos de briga intensa pois ela puxava o barco para lá e para cá, até que ela começou a subir e soltar bolhas de cansaço, minhas pernas tremiam e enfim apareceu o gigante, gritei extasiado OBRIGADO MEU DEUS. Levamos o gigante para margem filmamos tiramos fotos e liberamos aquele belíssimo exemplar para a vida, pois um animal maravilhoso como aquele merece viver, o nome disso é pesca esportiva.
Essa foi a minha história, e não é história de pescador foi tudo filmado e fotografado. Confiram aqui em serviços.
Grande abraço pescadores…